As plantas são um organismo complexo, por isso é preciso ter atenção no manejo. Em podas, invariavelmente criamos cortes que podem ser um perigo para elas. Os cicatrizantes impedem que esses cortes recebam fungos e bactérias que prejudicam as plantas. O melaço é um desses cicatrizantes.
O melaço é uma mistura obtida da centrifugação da cana de açúcar. É uma substância extremamente rica, que pode ser utilizada nas mais diversas aplicações. Descubra por que ele pode ajudar na recuperação da planta.
Por que o melaço é um excelente cicatrizante?
A planta, ao longo de sua vida, precisa de nutrientes para poder se desenvolver. Esses nutrientes facilitam não apenas o seu crescimento, mas todas suas funções. Como o ser humano, precisamos de alguns nutrientes fundamentais ao longo da vida, inclusive para ter um processo de cicatrização eficiente.
O melaço facilita esse processo na planta, fornecendo inúmeras substâncias que favorecem o desenvolvimento saudável. Entre as propriedades que possui estão cálcio, magnésio, potássio e ferro, ingredientes também encontrados em fertilizantes agrícolas e adubos naturais.
Na poda, o melaço é como um isolante da “ferida” da planta. Depois de cortar a planta, utiliza-se o melaço, algumas vezes misturado a outros ingredientes, sobre o corte. Ela funciona como uma “cola” natural, que passa pela superfície do corte, criando uma película que protege da contaminação.
Em plantas maiores, como árvores e arbustos, por vezes é utilizada uma pasta, resultado da mistura de outros ingredientes. Como ela tem muitos ramos e troncos maiores, a pasta possui uma densidade melhor para acelerar a cura e proteger de qualquer risco.
Quem realiza a poda precisa estudar o melhor corte para cada espécie e objetivo. Precisa, ainda, utilizar ferramentas apropriadas para que não prejudique a planta. E para acelerar a cicatrização, é fundamental também que se utilize o cicatrizante.
O melaço, além de orgânico e muito saudável para as plantas, é muito econômico. Por isso, pode ser utilizado até mesmo em casa, por cultivadores iniciantes.
Como é feito o melaço
O melaço é obtido cana, através da fabricação do açúcar e do álcool. Quando a cana é passada pelo processo de centrifugação, ela dá origem a um caldo concentrado. O líquido então passa por um processo de evaporação da água, por onde é extraído o açúcar. Quando o caldo atinge teores sólidos, ele começa a dar origem ao melaço.
Devido à riqueza de nutrientes, o melaço é utilizado pela indústria nas mais variadas áreas. Além de fornecer alimentos para criação de animais, como bois, porcos e cavalos. Também é utilizado para pulverização e na horticultura, na fundição, indústria de cerâmica e porcelana
Por isso, o melaço é um produto de valor único, importante para a indústria e a agricultura atuar no abastecimento da população.
Se você deseja adquirir o melaço, faça uma cotação aqui no nosso site.