Diminuir os custos da nutrição animal é um verdadeiro desafio para o produtor rural e também para médicos veterinários e zootecnistas que atuam com assistência técnica. O valor gasto é alto e, se os ajustes não forem feitos, o retorno financeiro de alguns sistemas de produção pode não cobrir os custos.
É o que acontece com frequência, por exemplo, na pecuária leiteira, principalmente em períodos mais secos. O gado que, muitas vezes, é criado a pasto, acaba tendo que ser receber suplementação alimentar no cocho e isso eleva os custos. Do outro lado, o preço pago pelo litro de leite não costuma ser alterado. Dessa forma, se o produtor não usar formas alternativas para alimentar o gado, terá prejuízo.
Esse é apenas um exemplo, mas que mostra como a busca por formas alternativas de alimentação é necessária. Uma delas, é o melaço de cana, que ajuda na redução de custos da nutrição animal e se mostra com uma boa escolha.
Nutrição Animal x Melaço de Cana
Para começar a entender a relação entre custos do melaço de cana e como ele pode ser usado para a nutrição animal, é preciso saber o que é o melaço.
Trata-se de um subproduto da refinaria do açúcar, ou seja, é o que sobra da fabricação do açúcar da cana, que você provavelmente usa em sua casa. Embora possa ser considerado praticamente um resíduo, ele ainda tem um grande poder energético. Contudo, como a sua produção é das “sobras” de um tipo de indústria, o seu custo final não é alto.
Dessa forma, se você é produtor rural, pode entender que o melaço de cana é uma boa fonte de energia para os seus animais a um custo baixo. Já imaginou como isso pode ser útil, principalmente na época da seca, quando as vacas leiteiras sofrem com o pasto baixo?
Dessa forma, podemos dizer que dentre as vantagens do melaço de cana na nutrição animal podemos citar:
- É muito palatável;
- É aromatizante;
- Energético;
- Pode ser usado na forma líquida ou em pó, o que possibilita que seja incluído na ração ou até misturado ao capim picado;
- Quando armazenado corretamente, tem alta durabilidade;
- Boa relação custo-benefício em relação à ração usada.
Melaço de Cana na Bovinocultura
O melaço de cana já é usado comumente na ração de bezerros, como fonte de energia mais barata. Já o melaço líquido, vem sendo usado sobre alimentos mais grosseiros, como quando a forrageira está mais seca e assim mesmo, é picada para fornecer aos animais.
Ele ajuda na palatabilidade, bem como fornece uma fonte de energia barata, diminuindo os custos de produção. Essa é uma prática comum em países como Austrália, Coréia, Chile e EUA.
Muitos produtores oferecem o melaço de cana para o gado engordar. Dessa forma, mesmo em época de seca, a queda no escore corporal dos animais é controlada. O gasto é pouco, em comparação com o resultado obtido.
Existem estudos também sobre o uso de melaço como suplementação para vacas em lactação e o melaço, quando associado a uma boa fonte de fibra, vem surtindo bons resultados. A fonte de energia de baixo custo ajuda a aumentar a produção leiteira e até a diminuir o consumo da ração, sem prejudicar a curva de lactação.
Embora tenhamos citado o uso do melaço em bovinos até o momento, ele também vem sendo usado e estudado como fonte de energia em outras áreas da produção animal, como por exemplo, na ração de pintos em crescimento. Seja qual for o caso, é preciso fazer uma adaptação do gado para que o aproveitamento do melaço seja o melhor possível.
Gostou das dicas? Navegue em nosso blog e obtenha mais informações. Aproveite e faça uma cotação conosco.