Reduzir os custos e manter a qualidade na nutrição animal é um verdadeiro desafio para o produtor rural, e também para os zootecnistas e médicos veterinários que trabalham nesta área. Mas saiba que o melaço de cana é um poderoso aliado nessa missão.
Na maioria das vezes, o custo com a alimentação da criação é muito alto, e certos ajustes precisam ser feitos para que o saldo do retorno financeiro seja positivo.
Por exemplo, na pecuária leiteira, durante os períodos mais secos, o gado acaba tendo que receber suplementação alimentar no cocho, em vez de se alimentar apenas do pasto, o que acaba elevando os custos da produção.
Em contrapartida, o preço do leite não costuma ser alterado, portanto se o produtor não inovar nas alternativas para alimentar sua criação, terá prejuízo no final do mês.
Citamos apenas um exemplo para demonstrar a necessidade de buscar por alternativas na hora de alimentar seu gado. E, como foi dito anteriormente, o melaço de cana é uma delas, pois ajuda na redução dos gastos e fornece todos os nutrientes necessários com um excelente custo-benefício.
Primeiramente, o que é melaço de cana?
Antes de apresentar a relação entre a nutrição animal e o melaço, vamos te mostrar alguns detalhes deste subproduto da cana-de-açúcar, para que você realmente compreenda as vantagens de utilizá-lo em sua propriedade.
Vamos lá: o melaço de cana é um subproduto obtido na refinaria, ou seja, é a sobra da fabricação do açúcar, aquela mesma que você utiliza em sua casa.
Embora seja considerado praticamente um resíduo, o caldo possui um grande poder energético e nutricional, e o seu custo final não é alto, por ser considerado uma “sobra” para as indústrias.
Ou seja, o melaço de cana é uma boa fonte de energia e nutrientes a um custo baixo.
Além disso, por ser obtido através da cana-de-açúcar está disponível o ano todo, é versátil, acessível e não causa nenhum dano ao meio ambiente.
A presença do melaço de cana na nutrição animal
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o melaço de cana, confira as vantagens de utilizá-lo para complementar a nutrição alimentar da sua criação:
- É muito palatável, tornando o alimento dos animais mais agradável ao olfato e paladar dos mesmos;
- É aromatizante;
- Energético;
- Nutricional (suplemento);
- Complementa a ração;
- Não possui odor, facilitando na hora do animal ingerir esse subproduto;
- No estado líquido, pode ser incluído na ração ou até misturado ao capim picado;
- Garante um aumento na produção;
- Diminuição do consumo da ração;
- Fonte de fibra;
- Colabora com a digestão;
- Colabora com a reprodução;
- Quando armazenado corretamente, tem alta durabilidade e eficiência;
- Gera economia financeira e de outros alimentos;
- Boa relação custo-benefício em relação à ração usada.
Já imaginou como esse produto pode ser útil, principalmente na época da seca, quando o gado sofre com o pasto baixo?
Mas lembre-se: consulte um especialista para te ajudar na proporção ideal de melaço de cana para incluir em sua criação. Além disso, recomendamos que realize uma adaptação aos poucos até atingir a quantidade recomendada, para obter o melhor aproveitamento do produto e o animal não estranhe.
Melaço de cana na ração animal
Em cada ração temos a junção de diferentes matérias primas, sendo elas de origem animal, vegetal e mineral. Juntas, elas suprem a necessidade de manter a dieta dos animais balanceada, o melaço de cana fortalece e traz melhora quando é acrescentado.
Melaço de cana na bovinocultura
O melaço de cana líquido vem sendo usado com alimentos mais grosseiros, como quando a forrageira está mais seca e assim mesmo, é picada para fornecer aos animais.
Ele auxilia na palatabilidade, é uma rica fonte de energia e diminui os custos de produção. Na Austrália, Coréia, Chile e EUA essa prática é comum.
Muitos produtores oferecem o melaço de cana para o gado ganhar peso, dessa forma, mesmo em época de seca, o escore corporal é controlado. E o gasto é baixo, em comparação ao resultado obtido.
Estudos mostram que o uso do melaço como suplementação para vacas em lactação, associado a uma boa fonte de fibra, vem surtindo bons resultados. A fonte de energia de baixo custo ajuda a aumentar a produção leiteira e até a diminuir o consumo da ração.
Embora tenhamos citado o uso do melaço em bovinos até o momento, ele também vem sendo usado e estudado como fonte de energia em outras áreas da produção animal. Confira os outros conteúdos do nosso blog para saber mais sobre a versatilidade deste subproduto.
Garanta seu melaço de cana
Ficou interessado e deseja adquirir esse subproduto? Entre em contato com a Mellaço de Cana agora mesmo, solicite um orçamento e comprove a qualidade.
Aqui, você vai encontrar o melhor melaço de cana do país, atendimento diferenciado e embalagens únicas e reforçadas.
Teremos o maior prazer em te ajudar e garantir todo o suporte necessário.
E aí, gostou do conteúdo sobre melaço de cana na bovinocultura?
Após ler o conteúdo de hoje, você conheceu as principais vantagens do uso do melaço de cana na bovinocultura.
Não perca mais tempo, consulte agora mesmo um especialista para saber a quantidade e proporção ideais e inclua o melaço de cana na rotina da sua criação para obter os melhores e mais baratos resultados.
Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do universo do melaço de cana.
Até o próximo post!