Melaço de cana: fique por dentro de todos esses detalhes

O melaço de cana é um aliado inteligente e com ótimo custo-benefício para garantir os melhores resultados para a sua propriedade, produtor rural.

Por ser extraído diretamente da cana-de-açúcar, está disponível o ano todo, pode ser usado em todas as etapas, desde a plantação até a colheita. Além de nutrir o solo e proporcionar benefícios para qualquer cultura, não causa nenhum prejuízo ao meio ambiente.

Confira no conteúdo de hoje, todas as vantagens desse produto, além de sua origem, utilidade, processo de produção e excelente custo-benefício.

Continue a leitura e garanta as melhores safras!

O que é melaço de cana?

O melaço de cana é um caldo consistente e rico em nutrientes essenciais: potássio, cálcio, ferro, manganês, proteínas e diversos outros que irão dar mais vida a toda a plantação.  

A versatilidade deste subproduto, que é obtido através do processo de fervura da cana-de-açúcar, é a característica que chama mais atenção dos produtores rurais, afinal, ele pode ser usado na plantação de grãos e como um rico complemento alimentar na pecuária. 

A origem do melaço de cana

O melaço de cana surgiu no século XVII, no Brasil Colônia, como resultado prolongado do cozimento da cana-de-açúcar, que após esfriar em temperatura ambiente, virava rapadura. 

No começo, era usado apenas na alimentação, compondo diversos pratos. Apenas após diversas pesquisas constatou-se que esse subproduto seria um poderoso aliado na agricultura e na pecuária. 

A produção do melaço de cana

Começa com a colheita da cana-de-açúcar, que posteriormente é encaminhada para as usinas, onde é realizada a pesagem e lavagem para retirar todas as substâncias inorgânicas presentes, pois o melaço de cana precisa ser 100% puro.

Após esse processo, a cana é levada para as moendas para a separação do bagaço e do caldo, que posteriormente passa pela clarificação, filtração e evaporação. Só depois disso, ele é levado para o cozimento e, finalmente, a cristalização. 

Logo após, é centrifugado. E é nesse momento que acontece a separação das substâncias para que o melaço de cana líquido possa ser efetivamente produzido.

Vale ressaltar que após o processo de cozimento na temperatura ideal, o melaço é levado para o resfriamento. Todo esse procedimento é necessário para evitar a proliferação de microrganismos.

O papel do ácido cítrico nesse processo

Para que o melaço de cana mantenha todas as suas propriedades, é preciso adicionar ácido cítrico durante a sua produção.

Essa substância colabora com a conservação por mais tempo, garantindo a qualidade e a eficiência do subproduto. 

Confira algumas vantagens do melaço de cana:

  • Aumento na produtividade;
  • Safra de frutas de altíssima qualidade;
  • Menos desperdício na hora da colheita;
  • Mais economia;
  • Maior rendimento;
  • Possui um excelente custo-benefício;
  • É altamente versátil dentro do agronegócio;
  • É um subproduto completamente natural;
  • Não possui contraindicações de uso;
  • Está disponível o ano todo, não obtendo altas variações de preços ou necessidade de armazenamento e
  • Possui um preço de mercado extremamente atrativo.

Com diversas vantagens, é inevitável não aderir ao uso deste subproduto. Afinal, a sua plantação e a sua criação merecem um tratamento especial.

Como conservar o melaço de cana?

A conservação correta do melaço de cana é essencial para manter suas principais características, nutrientes e cumprir 100% do seu objetivo em sua propriedade, sem nenhum tipo de desperdício. Além de proporcionar uma maior durabilidade e evitar o contato com pragas e formigas.

As embalagens da Mellaço de Cana são desenvolvidas para essa finalidade. Os modelos de plástico são altamente resistentes e inodoros e os de ferro são fundidos. Elas contam com alças reforçadas e tampas, para evitar a entrada de água da chuva ou a invasão de pragas, como as formigas.

Mantenha o melaço em local coberto, seco, fresco e fechado. Para os compradores a granel, é essencial se preocupar com a limpeza dos tanques e armazenar longe de qualquer tipo de umidade excessiva.

Garanta o melaço de cana de qualidade

Ficou interessado e deseja adquirir esse subproduto? Entre em contato conosco agora mesmo, solicite um orçamento e comprove a qualidade. Aqui, você vai encontrar o melhor melaço de cana do país, atendimento diferenciado e embalagens únicas e reforçadas. 

Teremos o maior prazer em te ajudar e garantir todo o suporte necessário.

Entrega do melaço de cana garantida

Os transportes Mellaço de Cana contam com cargas fechadas e fracionadas para que todos os clientes recebam um produto seguro, confiável, além de um frete exclusivo e pontualidade na entrega do subproduto que vai mudar o rumo da propriedade.

E aí, gostou do conteúdo sobre todos os detalhes do melaço de cana?

Agora que você leu todo o nosso conteúdo de hoje, conferiu que para alcançar os resultados mais satisfatórios é necessário começar a usar o melaço de cana líquido em sua propriedade.

Saber como conservá-lo também deve ser prioridade, para garantir um melhor aproveitamento.

As embalagens da Mellaço de Cana são perfeitamente adequadas para armazenar o produto com toda a segurança e qualidade necessárias. 

Siga todas as nossas redes sociais (Instagram, LinkedIn e Facebook) e acompanhe todos os conteúdos do nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades do universo do melaço de cana.

Nos vemos na próxima semana… até lá!