Melaço de cana e a redução dos custos da sua propriedade

Diminuir os custos da nutrição animal é um verdadeiro desafio para o produtor rural. O valor gasto mensalmente é alto e o ideal é que o retorno financeiro dos sistemas de produção supere a taxa investida.

O melaço de cana auxilia nos períodos mais secos, quando o gado que, muitas vezes, é criado a pasto, acaba tendo que receber suplementação alimentar no cocho.

A busca por formas alternativas de alimentação é necessária. O melaço de cana é muito atrativo nessa questão, afinal, ajuda na redução dos custos da nutrição animal e se mostra com uma boa escolha.

Continue a leitura para descobrir o porquê!

Primeiramente, o que é melaço de cana

Para compreender a relação entre os custos do melaço de cana e como ele pode ser usado para a nutrição animal, é preciso, primeiramente, entender o que é esse poderoso aliado.

Trata-se de um subproduto da refinaria, ou seja, é o que sobra da fabricação do açúcar da cana, por isso o seu custo final não é alto, mas ainda tem um grande poder energético e nutritivo.

O melaço de cana é um caldo rico em potássio, cálcio, ferro, manganês, proteínas e diversos outros nutrientes essenciais.  

É um produto natural, que não causa nenhum dano ao meio ambiente ou aos animais e está disponível o ano todo.

Melaço de cana na nutrição animal

Se você é produtor rural, já entendeu a importância do melaço de cana em sua propriedade, afinal é uma excelente fonte de nutrientes e de energia para os seus animais, tudo isso a um custo baixo. 

Além de ser um subproduto muito útil na época da seca, quando as vacas leiteiras sofrem com o pasto baixo.

Dessa forma, podemos citar que as vantagens do melaço de cana na nutrição animal são:

  • É muito palatável;
  • É aromatizante;
  • É altamente energético;
  • Pode ser incluído na ração ou até misturado ao capim picado;
  • Quando armazenado corretamente, tem alta durabilidade;
  • Excelente custo-benefício em relação à ração usada.

Melaço de cana na bovinocultura

O melaço de cana ajuda na palatabilidade, já é usado como fonte de energia mais barata e incluído em alimentos mais grosseiros, como quando a forrageira está mais seca. Essa é uma prática comum em alguns países, por exemplo: Austrália, Coréia, Chile e EUA. 

Muitos produtores oferecem melaço de cana para o gado engordar. Dessa forma, mesmo em época de seca, a queda no escore corporal dos animais é controlada. O gasto é pouco, em comparação com o resultado obtido, ou seja, é possível controlar os custos de produção

O melaço, quando associado a uma boa fonte de fibra, proporciona resultados expressivos na suplementação das vacas em lactação. A fonte de energia de baixo custo, ajuda a aumentar a produção leiteira e até a diminuir o consumo da ração, sem prejudicar os resultados.

Embora tenhamos citado o uso do melaço em bovinos até o momento, ele também pode ser usado em outras áreas da produção animal e agrícola, para descobrir, confira os outros conteúdos do nosso blog.  

Mas lembre-se, sempre é necessário consultar um especialista para saber a quantidade ideal para ser inserida em sua criação e também realizar uma adaptação aos poucos do gado com o subproduto, para que o aproveitamento do melaço seja o melhor possível.

Garanta seu melaço de cana de qualidade

Ficou interessado e deseja adquirir esse subproduto? Entre em contato conosco agora mesmo, solicite um orçamento e comprove a qualidade. Aqui, você vai encontrar o melhor melaço de cana do país, atendimento diferenciado, as melhores taxas de entrega e embalagens únicas e reforçadas, ideais para o armazenamento deste poderoso aliado. 

Teremos o maior prazer em te ajudar a obter os melhores resultados em sua criação, além de garantir todo o suporte necessário.

E aí, gostou do conteúdo sobre o uso do melaço de cana e a redução dos gastos na sua propriedade?

Após ler o conteúdo de hoje, você conheceu os principais detalhes do uso de melaço de cana para auxiliar na redução dos gastos na sua propriedade rural.

São fascinantes as vantagens que esse subproduto oferece para a sua produção, obtenha todos esses benefícios.

Não perca mais tempo, consulte agora mesmo um especialista para saber a quantidade e proporção ideais para a sua criação e inclua o melaço de cana na rotina da sua propriedade para obter os melhores, mais baratos e satisfatórios resultados.

Afinal, com tantas vantagens assim, é inevitável não aderir a essa ideia, pois o seu gado merece tratamento especial. 

Siga todas as nossas redes sociais (Instagram, LinkedIn e Facebook) e acompanhe todos os conteúdos do nosso blog, para ficar por dentro de todas as novidades do universo do melaço de cana.

Nos vemos no próximo mês!