Descubra como o melaço de cana pode ajudar no tratamento de efluentes

O melaço de cana consiste em um xarope muito viscoso e escuro feito a partir da cana de açúcar. Esse é um produto muito importante para a produção nacional, visto que ele pode atuar em vários setores produtivos.

No mercado pode-se encontrar o melaço de cana líquido, o melaço de cana em pó e também o melaço de soja.

Você sabe como o melaço de cana pode ser usado? O melaço de cana pode fazer parte da composição de rações para bovinos, aumentando o peso dos animais e sendo, assim, um elemento muito importante para a agropecuária.

O melaço também é uma fonte de carboidratos rica em açúcar, ele serve como alimento para microrganismos. Existem diversas outras áreas nas quais esse produto muito versátil pode atuar, inclusive no tratamento de efluentes.

Você está curioso para saber como o melaço pode ajudar no tratamento de efluentes? Então continue lendo esse artigo para saber mais.

Como é feito o melaço de cana?

Para que o melaço de cana seja feito, primeiro são removidas as folhas da cana. Em seguida, ocorre o processo de moagem ou esmagamento da cana, para assim ser extraído o seu caldo.

Quando esse caldo da cana é fervido, obtém-se um xarope viscoso e escuro: o melaço de cana. Quanto maior for o número de vezes que o caldo da cana é fervido, mais espesso e escuro fica o melaço.

Além disso, o processo de fervura do caldo deixa o melaço cada vez mais amargo. Portanto, a primeira fervura do caldo de cana resulta em um melaço com um sabor mais doce que o resultado das próximas fervuras.

Qual é o papel do melaço de cana no tratamento de efluentes?

O tratamento de efluentes consiste no processo de transformação de águas residuais, isto é, águas que não são mais necessárias ou que não são mais adequadas para uso, em águas limpas que podem ser devolvidas ao meio ambiente.

Essas águas residuais estão contaminadas com bactérias ou produtos químicos e, portanto, podem fazer mal à saúde. O processo de tratamento de efluentes deve garantir que a água contaminada fique limpa e segura o suficiente para voltar à natureza.

Um dos processos de tratamento de efluentes envolve o cultivo de microrganismos e bactérias que consomem a matéria orgânica contaminante em águas.

Por ser uma fonte de açúcar, o melaço de cana serve como alimento para esses microrganismos. Dessa forma, eles podem sobreviver e se multiplicar. Assim, o processo de tratamento de efluentes se torna mais produtivo.

As bactérias e microrganismos têm a função de converter o açúcar que elas consomem do melaço de cana em gás carbônico. Esse processo auxilia no tratamento da água para que ela possa voltar limpa para o meio ambiente.