melaço-de-cana-animais

Benefícios que o melaço de cana proporciona aos animais

O melaço de cana é um subproduto que traz benefícios aos animais. Entre eles: suplementa a alimentação, proporciona um suporte na palatabilidade, na digestão, fornece bastante assistência para a criação de bovinos, suínos, aves, caprinos, ovinos e peixes..

No período de seca, por exemplo, esse subproduto fornece de maneira natural proteínas, minerais, carboidratos e vitaminas, nutrientes essenciais para o desenvolvimento animal.

Confira a seguir todos os detalhes de como o melaço pode revolucionar a alimentação da sua criação.

Melaço de cana e os benefícios para os animais

O melaço de cana é um subproduto natural, que complementa de forma positiva a ração e auxilia na palatabilidade. Ele proporciona um grande aspecto energético, aumenta a produção, colabora com a digestão e a reprodução dos animais. 

Outro benefício é a acessibilidade que esse subproduto oferece. Por ser derivado da cana-de-açúcar, é produzido e está disponível o ano todo (fator bastante importante na época de seca), um detalhe a menos para os agricultores se preocuparem.

Continue a leitura e confira os principais benefícios do melaço: 

Quando adicionado na ração animal

Nesse caso, o melaço fortalece, suplementa, proporciona melhora na ração e auxilia a manter a dieta balanceada.

Alguns animais apresentam ganho de peso e resultados positivos na conversão alimentar. Tudo isso ocorre, pois, o melaço serve também como um energético natural e que não causa prejuízo à saúde. 

Outros resultados significativos é o aumento da palatabilidade quando usado junto aos volumosos, tornando o alimento dos animais mais agradável ao olfato e paladar dos mesmos e também o aumento de energia. 

Quando utilizado na bovinocultura

Pensando não só na saúde do animal, mas também na economia, o melaço de cana é uma excelente opção de suplemento alimentar. Por esse motivo, é comum ver produtores oferecendo-o para o gado ganhar peso, proporcionando um aumento de 3% a 5% na produção.  

Usado bastante na ração de bezerros, o melaço líquido é adicionado sobre alimentos mais grosseiros, após esse processo ela é picada e fornecida aos animais. Dessa maneira, ele também auxilia na adaptação com a ração. 

Existem estudos que reforçam que o uso de melaço como suplementação para vacas em lactação está associado a uma boa fonte de fibra.

Quando adicionado na ração de equinos

Nesse caso, o melaço oferece uma homogeneidade da ração, contribui na conservação da característica e do formato dos pallets e diminui o pó que acaba prejudicando os olhos e o nariz do cavalo.

O intestino dos equinos é bastante sensível, para evitar qualquer dano ao animal é aconselhável acrescentar o melaço aos poucos na ração, realizando primeiramente uma adaptação. 

Além disso, a forma como ocorre a conservação e o manejo do produto está totalmente ligada a esse acontecimento. Consulte um profissional para indicar a quantidade necessária e proporcionar um melhor aproveitamento dos nutrientes, evitando também o desperdício.

Quando adicionado na ração dos suínos

O melaço auxilia no ganho de peso, na redução do forte odor das fezes e na diminuição dos problemas respiratórios, que essa espécie animal costuma apresentar.

Quando utilizado na criação de camarão

Ele acaba agindo em conjunto com o nitrogênio e fósforo, o carbono orgânico do melaço de cana é exigido pelas bactérias e algas na constituição de membranas e organelas. Oferecendo também uma grande fonte de energia, principalmente no processo de fotossíntese.

Outras vantagens do melaço de cana

Oferece excelente custo-benefício, se comparado ao uso de outros suplementos alimentares, além de ajudar na saúde do animal, ele gera bastante economia e aumento na produção. 

Ainda sobre a nutrição animal, esse subproduto oferece alta durabilidade se conservado da maneira correta e por não conter cheiro, apresenta melhora na adaptação com a ração e menor rejeição dos animais. 

Como conservar o melaço de cana?

A conservação correta do melaço de cana é essencial para manter suas principais características, nutrientes e cumprir 100% do seu objetivo em sua propriedade, sem nenhum tipo de desperdício. Além de proporcionar uma maior durabilidade e evitar o contato com pragas e formigas.

As embalagens da Mellaço de Cana são desenvolvidas para essa finalidade. Os modelos de plástico são altamente resistentes e inodoros e os de ferro são fundidos. Elas contam com alças reforçadas e tampas, para evitar a entrada de água da chuva ou a invasão de pragas, como as formigas.

Mantenha o melaço em local coberto, seco, fresco e fechado. Para os compradores a granel, é essencial se preocupar com a limpeza dos tanques e armazenar longe de qualquer tipo de umidade excessiva.

Garanta o melaço de cana de qualidade

Ficou interessado e deseja adquirir esse subproduto? Entre em contato conosco agora mesmo, solicite um orçamento e comprove a qualidade. Aqui, você vai encontrar o melhor melaço de cana do país, atendimento diferenciado e embalagens únicas e reforçadas. 

Teremos o maior prazer em te ajudar e garantir todo o suporte necessário.

Entrega do melaço de cana garantida

Os transportes Mellaço de Cana contam com cargas fechadas e fracionadas para que todos os clientes recebam um produto seguro, confiável, além de um frete exclusivo e pontualidade na entrega do subproduto que vai mudar o rumo da propriedade.

E aí, gostou do conteúdo sobre os benefícios que o melaço de cana proporciona aos animais?

Agora que você conferiu, é surpreendente as vantagens que o melaço de cana oferece para os animais, sem falar no custo-benefício para o bolso dos produtores.

Saber como conservá-lo também deve ser prioridade, para garantir um melhor aproveitamento.

As embalagens da Mellaço de Cana são perfeitamente adequadas para armazenar o produto com toda a segurança e qualidade necessárias. 

Siga todas as nossas redes sociais (Instagram, LinkedIn e Facebook) e acompanhe todos os conteúdos do nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades do universo do melaço de cana.

Nos vemos na próxima semana… até lá!